Hoje me deparei com uma promoção no Twitter, uma loja grande que possui a loja online mas também muitas lojas físicas pelo Brasil, não vou divulgar a loja para evitar problemas mas você pode achar facilmente qual é a loja.
A promoção era do Kindle o leitor de e-books da Amazon, após ler as características do produto me deparei com algo estranho, a descrição prometia 4 SEMANAS de bateria, estranhei e fui ver o que era realmente essas 4 semanas e em baixo tinha um “asterisco” que dizia: “30 min por dia com wifi desligado”.
Tudo bem se não fosse o gráfico tendencioso que foi usado para mostrar a “vantagem” que o aparelho teria em relação a outros equipamentos como notebook / celular / tablet. Confira o gráfico a
baixo:
Para demonstrar o erro voluntario na interpretação desse gráfico vou usar como exemplo o smartphone em sua duração de bateria máxima contra a duração do kindle.
Smartphone até 13h certamente isso é referente ao uso em leitura por que qualquer smartphone com a bateria em bom estado e em stand by dura ao menos 24h.
Continuando 13h, se for dividir esse uso de 13h em pequenos usos de 30min por dia nós teremos um total de 26 dias o que da mais do que 3 semanas, então uma comparação honesta seria:
Duração do smartphone: 3.5 semanas.
Duração do Kindle: 4 semanas.
E transformando as 4 semanas do kindler usadas 30min por dia temos temo um total de 14h, apenas uma hora a mais que o tempo do smartphone.
Refazendo o gráfico teríamos o seguinte:
Esse ultimo gráfico sim seria um gráfico realista e sem manipulação de dados, afinal de contas é o que de fato é prometido pelo kindle, 14 horas de leitura.
Por isso fique atento ao ler especificações de produtos eletrônicos em sites para evitar esse tipo de informação duvidosa.